Este trabalho foi efetuado com a finalidade de analisar o pluralismo cultural, através da música Tejana nome dado a várias formas de música tradicional e popular entre os originários das populações hispânicas da América Central e Texas sul, identificando as relações de fusão dadas no âmbito da diversidade, mas que porém apresentam uma realidade comum, tomando como fonte para tal estudo a vida e musicas da cantora Selena Quitanilla Perez, cantora México-Americana nascida em Lake Jackson no Texas. “Filha de Abrahan Quintanilla e Marcela Quintanilla, ambos mexicanos, considerada a ‘Rainha do Tejano’, ou ‘Tex Mex Music’”, música que nasce no Texas, tendo influências do México e outros países latino-americanos.
Selena pode ser considerada como uma das principais influências musicais mexicanas, desde muito cedo ela estava inserida no ambiente musical. Seus irmãos já possuíam uma banda e a ela foi reivindicado a voz, com isso, começou a constituir-se o talento que influenciou muitos cantores que viram em Selena uma inspiração.
A cantora de Tejano Selena chamou a atenção do Texas e da região antes de sua morte trágica em 1995, quando ela estava à beira de reinventar sua música popular em inglês. Selena era Ironically, as a child she only spoke English and learned Spanish early in her career to reach the Mexican-American market in Texas.uma criança que só falava inglês e aprendeu espanhol no início de sua carreira para atingir o mercado mexicano-americano do Texas. She is credited with bringing the distinctively Texas music, Musica Tejana its highest level of exposure and popularity. Ela é vista como a responsável em trazer a Musica Tejana ao seu mais alto nível de exposição e popularidade.
Artistas contemporâneos da música tejana clássica como Emílio e Navaira Raulito, David Lee Garza, exibem influências do rock, pop, blues, funk e country, por isso, podemos dizer que além das influências mexicanas e latino-americanas, na música tejana há um forte elemento norte-americano. A música Tejana se divide em três categorias principais: Conjunto, Orquestra e Modern.
Em um Conjunto a banda é composta por acordeão, baixo, bajo sexto e tambor. Como o “Conjunto de bandas São Esteban” “Steve Jordan”, “The Boys natal” e “Jaime de Anda y Los Chamacos”.
Uma Orquestra é constituída por baixo, bateria, guitarra, sintetizador e uma seção de metais em que se baseia fortemente para o seu som. Ele também pode ter um acordeão na banda. Um exemplo de uma orquestra é “Ruben Ramos” e a “Revolução do Texas”.
A Modern é constituída por sintetizadores, bateria, guitarra, baixo e, por vezes, um acordeão. Ela depende muito do sintetizador para seu som. Bandas desse estilo são “
Há também outras categorias como o Progressivo, o Pop e a Música Urbana Tejano. Entretanto, todas estas categorias são classificadas como Tejano.
A América portanto, apresenta uma grande diversidade étnica devido às interações entre povos ditos ameríndios, ou pré-colombianos com o colonizador europeu que adentra o continente a partir do século XVI e a introdução por este do elemento negro como mercadoria de trabalho.
É desta forma que tem origem as novas relações que fazem da América Latina uma região extremamente plural em sua composição étnica, que acabou por influenciar diversos outros aspectos como cultura, religião, agricultura, comércio, assim como o idioma e expressões artísticas como a música.
A música latina, incluindo todos os estilos e todos os países da América Latina, abrange desde a simplicidade da música do norte do México até a sofisticada Havaneira em Cuba, desde as sinfonias de Villa-Lobos aos sons da quena (flauta andina), convivendo de forma intercambial com as músicas espanhola, portuguesa e norte-americana, além de exercer um importante papel na política Latino Americana.
Podemos chamar essas interferências de “hibridação cultural”, que Rita de Grandis em seu texto Os processos de hibridação cultural explica como um “processo com múltiplos níveis e modalidades que a dinâmica econômica, social e institucional do poder engendra ao entrar em jogo com a produção e consumo dos bens culturais”, além disso, o termo abrange de maneira mais ampla as diversas mesclas interculturais que podemos constatar ao analisar a música, objeto de nosso trabalho.
A Música Tejana pode ser categorizada como uma conjunção do country, do rock e do rhythm and blues, originada no Texas e cantada tanto na língua espanhola quanto na língua inglesa, tendo uma vasta variedade de influências culturais.
A maioria dos tejanos, como são chamados os texanos descendentes de latino-americanos ou hispânicos, hoje residem no sul do estado estadunidense Texas e têm sua própria música popular e folclórica, bastante influenciada pelas distintas músicas mexicana e estadunidense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário